Vantagens do uso do iPad como ferramenta pedagógica

By Adriana Beatriz Gandin 

 

Muitos textos estão sendo escritos sobre o uso de tablets na escola. Eu mesma já escrevi sobre esta temática. Um dos meus textos foi publicado no jornal Brasil 247 no mês de outubro deste ano. Participo do programa iPad na sala de aula que tem como principal foco e objetivo a formação de gestores e professores para o trabalho com as novas tecnologias e as novas mídias, especialmente usando o iPad. Tenho trabalhado com muitos grupos de formação e de treinamento, o que me fez construir uma lista contendo as vantagens do uso do tablet, especialmente o iPad, como ferramenta pedagógica. Abaixo, elenco algumas delas:

 

  • Busca de informações e realização de pesquisas. Não somente na internet, mas também em jornais e revistas.  
  • Agilidade na partilha de informações entre alunos e professores. 
  • Mobilidade: com o iPad é fácil estar em grupos ou sentado em “roda” no chão ou em espaços abertos, fora da sala de aula. Não é necessário deslocar-se ao laboratório de Informática.  
  • Facilidade de realizar registros: anotações, gravações de voz, filmagens etc. 
  • Diminuição do peso das mochilas com uso de livros e textos digitais. 
  • Possibilidade de customização das aulas que podem ser construídas e organizadas de acordo com a realidade de cada série e turma, o que dificilmente acontece quando ficamos presos a apostilas e livros didáticos. 
  • Segurança: o controle de acesso aos aplicativos e a sites pré-selecionados é mais facilitado do que em um computador. 
  • Facilidade para o desenvolvimento de trabalho com projetos transdisciplinares. 
  • Salvamento automático, evitando perda de conteúdo. 
  • Utilização para jogos pedagógicos e atividades lúdicas. 
  • Diferentemente de desktops e notebooks, o iPad não atrapalha o contato visual entre alunos e professor.
Este texto foi publicado no jornal Brasil 247 ~> Vantagens do uso do iPad como ferramenta pedagógica

 

 

Sobre a autora do texto:

Adriana Beatriz Gandin é Pedagoga e Especialista em Gestão de Pessoas, com ênfase em comunicação interna. É autora de dois livros sobre Projetos na Escola.Trabalha como assessora educacional na Rede La Salle de Educação e como diretora pedagógica no projeto iPad na sala de aula, ligado à EADes envolvimento humano Ltda.  

 

Twitter ~> http://twitter.com/AdrianaGandin

 

Home page ~> http://adriana.gandin.net

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s